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Igeduc explica: o que é uma seleção pública simplificada?

11/07/2023 — Igeduc

O processo seletivo simplificado – ou seleção pública simplificada – é a forma utilizada por uma entidade pública para realização de contratação temporária, que visa a atender a uma necessidade provisória de excepcional interesse público, conforme disposto no inciso IX do artigo 37 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Isso significa dizer que um funcionário público que ingressou mediante uma seleção simplificada terá um emprego por tempo determinado na entidade que o contratou.

O processo seletivo simplificado não se constitui ou se equipara, para qualquer fim ou efeito, com um concurso público de provas ou de provas e títulos, pois geralmente ela é realizada para prover cargos temporários e, muitas vezes, é realizado mediante uma análise curricular, na qual são pontuados os títulos acadêmicos e os comprovantes de experiência profissional dos(as) candidatos(as) inscritos(as).

Cada processo seletivo simplificado pode prever regras e condições específicas de pontuação da titulação e da experiência profissional do(as) candidatos (as), conforme as necessidades do ente público que fará as contratações e, portanto, o(a) candidato(a) deve estar atento(a) às regras de cada edital.

É importante, ainda, observar as exigências do edital da seleção simplificada quanto à experiência profissional obrigatória no momento da contratação, pois tal exigência pode ser um impeditivo para a contratação do(a) candidato(a) aprovado(a).

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