O(a) candidato(a) que deseja concorrer a uma vaga em um concurso público ou seleção pública simplificada deve sempre ler atentamente às instruções do edital e registrar bem o que deve levar no dia da aplicação da prova objetiva.
O edital deve estabelecer claramente a data específica quando os locais de provas serão comunicados aos(às) candidatos(as) e a forma como o(a) candidato(a) pode ter acesso a essa informação. De posse dessa informação, é recomendável que o(a) candidato(a) conheça antecipadamente o local da prova e os meios disponíveis para chegar até lá.
Normalmente, a responsabilidade por chegar ao local de prova é exclusivamente do(a) candidato(a) e, portanto, deve-se considerar um tempo adicional para o risco de atrasos ou imprevistos nos meios de transporte.
Para o dia de realização da prova objetiva, é recomendável que o(a) candidato(a) tenha em mãos um documento de identificação pessoal com foto atualizada e nítida (como o RG, a CNH ou a CTPS) e o cartão de inscrição ou de confirmação de inscrição no qual conste o local específico de realização da prova.
É importante, também, reservar dinheiro para o transporte e a alimentação, levar ao menos uma caneta azul ou preta (conforme edital) e não levar qualquer material ou equipamento proibido em edital – alguns concursos públicos, por exemplo, proíbem o acesso ao local de provas portando qualquer tipo de aparelho eletrônico de comunicação, ainda que desligado.
Assim, compreendendo bem quais as regras do concurso e as características do edital, é possível reduzir os riscos e evitar prejuízos no dia de realização das provas.